Neste Sítio na Internet: "abbr500 " estão 108 retratos selecionados das mostras:
"Mostrando as caras do Brasileiro", Aldeia na marquise do Ibirapuera, SP de 25 de abril a 10 de setembro de 2000.
"Amantes da Fotografia 2000", na Fau Usp, cidade Universitária, SP de 3 de outubro a 19 de outubro de 2000.
"Mostrando as caras do brasileiro". Situado na Aldeia do Redescobrimento, identifica, representa no olhar os que por aqui passaram e colaboraram. No percurso de 60 horas nas vésperas e páscoa descobri além do retrato, caras, máscaras, o olhar; essencialmente o olhar, espalhado revelando exteriores e interiores, rugas e sombras, a paisagem e cores.
Quando percebi que não fotografo a natureza, a paisagem natural, entendi que me aproprio com a câmera fotográfica de luzes da paisagem urbana, retratos, objetos do homem, situações que não se repetirão. Cada momento, qualquer instante da vida ou da memória.
O presente é intocável e a memória como a consciência contemplam o passado e o futuro. O retrato, o instantâneo de luz roubado da vida, do outro ganhou seu lugar nos objetos que o homem mantém. A imagem assim recupera seu sentido original enquanto o retrato deixa de ser imagem para ser memória datada. Ao considerar a imagem do outro amplio a idéia do retrato além dos aspectos e estilos que contenha. O retrato pode ser consentido, roubado a traição, planejado, que mantém o caráter de memória afetiva datada...
São 500 retratos em 2 painéis.
RETRATOS: Ofício da fotografia!
A mostra"Amantes da Fotografia 2000", na Fau Usp, fica com 250 dos 500 retratos.