Make your own free website on Tripod.com
 
LOGOS
NA REALIDADE FICÇÕES - Sinergia Paulista
clic nas imagens

Celebrações


Celebração do cotidiano, lágrimas, arrepios de tesão, sorrisos e fartura. Há os que dizem; gosto disso, gosto daquilo. Há os que dizem; eu prefiro isto. Há os que querem beber e dizem a vida é líquida. Há os que escolhem o oceano e navegam a céu aberto. Há os que procuram os rios e encontram a floresta. Há também uns que se contradizem, ficando a dúvida.

Currículo

Formação: A primeira Carteira Profissional que tirei, foi em 1965 quando estudava no Colégio, logo fui trabalhar como auxiliar de escritório "A", mudando de trabalho após alguns meses para escriturário. Estava então me preparando para ingressar na FAU, Faculdade de Arquitetura, era 1966. Não obtendo resultados para o ingresso em 1967, fiz um curso de computação na IBM e na Bull/GE computadores e fui trabalhar como operador de computadores IBM/360 que na ocasião se instalava na rede bancária. No vestibular de 1968 passei e fiz matrícula na FAUUSP, tendo continuado a trabalhar como operador, com afastamento em 1969, retornando em 1970 até 1971.
Em 1972 tive as primeiras fotografias publicadas num anuário da então Revista de Fotografia, editada pelo grupo de jornalistas que criara uma editora a partir da revista "Bondinho". A partir daí passei a dirigir meus estudos e pesquisas na Faculdade para a fotografia e suas apropriações, tanto historiográficas, jonalisticas, como aplicada à Comunicação Visual, Design, Artes e Arquitetura. A partir de 1973, no segundo semestre fui contratado para trabalhar no IPT, junto a divisão de Minas e Geologia Aplicada, exercendo também as tarefas de laboratório e junto ao setor de documentação científica, até início de 1976. Neste período participei de debates, encontros, exposições de fotografia.
Em 1976 e até 1980 trabalhei com o Teatro em São Paulo conhecendo diversos diretores e espetáculos, uma vez que participava como assistente de cenografia e podia assim acompanhar ensaios, produção e bastidores. Também continuei a participar de exposições de Fotografias e encontros.
Em 1981 a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo monta no MIS exposição de Fotografias "Mercado Central" com os trabalhos de 4 fotógrafos, que viria a ser publicado em 1983. Ao mesmo tempo que realizaria uma exposição com mais dois fotógrafos na Fotogaleria da Fotóptica "Canaviais Verdes".
De 1982 a 1985 trabalhei contratado pela FAUUSP, como técnico especializado junto ao Laboratório de Recursos Audio Visuais, documentando atividades, desenvolvendo padrões técnicos para reprodução e também responsável pelo desenvolvimento e organização do estúdio para fotos de modelos e ensaios, laboratório supervisionado então pelo arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro.
Trabalho: No final de 1985 saio do emprego na Universidade e passo a trabalhar em revistas de mídia dirigida, sendo logo contratado para assistente de editoria de fotos, e fotografando em reportagens. Em 1986 estando contratado para a revista "Superhiper", faço meu registro profissional no Sindicato dos Jornalistas e no Ministério do Trabalho, como reporter fotográfico.
Em 1987, revista "Alimentos e Tecnologia", em 1988 também Bar, Hotel e Restaurante em revista, 1989 revista "Cozinha Industrial" e jornais de associações, sempre como reporter fotográfico Free-lancer. Em 1993 fico contratado pela Novos Editores Associados.
Em 1994 volto ao Free-lancer para em seguida atuar junto a revista Cozinha Industrial como reporter fotográfico e organizando técnicamente os arquivos fotográficos e seleção de imagens junto a editoria, até 1997, quando começo a desenvolver junto a FAUUSP um informativo para preparação do ano do cinquentenário "Arquitetos e Arquiteturas". Em 1998 a exposição "Amantes da Fotografia", mostra coletiva vista em novembro/dezembro na FAUUSP, onde atuo também na organização. * * * http://www.usp.br/fau/foto/ .
Em 1999 e 2000 continuo a trabalhar freelancer e participo das mostras "Amantes da Fotografia 1999" e 2000, na qual coloco o trabalho realizado para a abertura da "Brasil 500 anos. mostra do redescobrimento" que podem ser vistas na Internet: * * * http://poetco.tripod.com/abbr/
Em 2001/2002 desenvolvo livro e participo de exposição na Fauusp, Amantes da fotografia.
Em 2003 preparo exposição de pinturas para festival de inverno de Paranapiacaba, Santo André, SP, BR. Também mostra virtual de fotos de cena de ficção feitas em 1977, do longa Parada 88 o limite de alerta. Veja no site http://poetco.tripod.com/parada88/. Exposição Amantes da fotografia sexta edição na FAUUSP ... avenida paulista cidade avenida * * * http://poetco.tripod.com/paulista/ . Trabalhos de: pinturas, gravuras, desenhos na Oficina OMeaHUM de linguagens visuais e poéticas * * * http://poetco.tripod.com/oficina/. Foto de São Paulo para decoração e ilustração do cardápio da churrascaria Avenida Paulista em Dallas, Texas.
Em 2004 projeto coleção de postais * * * http://sinergia_paulista.tripod.com/postais/ . Incluo foto na mostra "São Paulo um caso de amor, 450 pontos de vista", expostas em diversas estações do METRO e na CAIXA. Completo conjunto de gravuras e organizo coleção de 72 fotos em preto e branco de São Paulo para futura edição, expondo 13 delas na sétima edição "Amantes da Fotografia" na FAUUSP de 05 a 20 Novembro.
Em 2005 edito documentos visuais: Documento Brotas, http://poetco.tripod.com/brotas/index.html e Documento FauUsp, http>//poetco.tripod.com/fauusp/index.html . Após 5 anos morando fora retorno a capital de Sâo Paulo Que somados ao Documento Cenários de Luz, com fotos da cidade de São Paulo, editado em 2004 formam conjunto de fotos em preto e branco para a montagem de livro. arço de 2005.
Veja na internet * * * http://poetco.tripod.com/ . * * * Abelardo Alves. jornalista. Mtb: 18099, FENAJ SP. * * *
Minha retórica é do silêncio das imagens, contemporânea dos sonhos e afetiva!

Testemunhos
Origens
Eventos
Janelas
Principal